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CONVERSE COM SEU CLIENTE

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Existem apenas duas coisas que você precisa fazer para abrir um novo negócio, com alguma chance de êxito: construir um produto ou estruturar um serviço e conversar com seus possíveis clientes.

Ao conversar com seu cliente ou usuário potencial, você deverá descobrir se o que você está oferecendo é algo que as pessoas estão procurando e com o que seu produto ou serviço será comparado.

A proximidade com o cliente ou usuário é algo fundamental em qualquer etapa de uma empresa, mas é especialmente fundamental, na fase de estruturação de um novo negócio. É a forma mais confiável de se determinar a viabilidade da proposta, adequar a sua oferta e seu modelo de negócios.

Enquanto o seu negócio não passa de uma Ideia, uma abordagem estruturada junto a parentes, amigos ou a participantes de feiras e eventos relacionados poderá confirmar, se o que você tem em mente, se aproxima de um negócio ou é apenas uma paixão.

Na fase de apresentação de um Protótipo, a abordagem planejada poderá levá-lo a aprimorar a sua oferta, até um Formato Comercialmente Viável, e a definir o perfil dos seus primeiros clientes, aqueles que estariam realmente dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.

Desenvolvido a viabilidade comercial da sua oferta, começa a fase de Ajuste do Produto ao Mercado ou do Motor do seu Negócio, onde o objetivo da abordagem planejada é avaliar o grau de aderência dos consumidores, desenvolver a estrutura escalável do seu negócio e consequentemente, atrair investidores.

Em qualquer uma das fases descritas, a estratégia de abordagem ao seu público-alvo não deve convencê-lo a consumir ou descrever como o seu produto/serviço poderia ser. Deve ser composta exclusivamente por perguntas e extrair informações, que irão ajudá-lo a melhorar o seu produto ou serviço e torná-lo acessível.

Boas estratégias de abordagem devem revelar dados e números concretos, problemas reais da vida de seus clientes e usuários:

1. Como foi sua última experiência?

2. Qual a maior problema enfrentado no processo de aquisição?

3. Porque isso representa problema?

4. Quantas vezes esse problema ocorre?

5. Qual o prejuízo causado por este problema?

6. Como você resolveu?

7. As soluções testadas resolveram o problema?

Embora a alta taxa de mortalidade dos novos negócios, justifique a quantidade de instituições e mentores dispostos a apoiar os empreendedores, boa parte do sucesso de qualquer negócio está baseado, apenas, na coragem de se dirigir a estranhos e saber o que poderia fazê-los felizes.

Este post foi publicado primeiro em: https://investnews.com.br/autor/claudia-kodja/

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