ONDA DE DEMISSÕES

ONDA DE DEMISSÕES

Índice de conteúdo

Cadastre-se em nossa Newsletter

Vivemos uma situação desafiadora, na qual tivemos de nos adaptar muito rapidamente de um cenário onde o dinheiro era barato ou praticamente de graça, para um ambiente de políticas monetárias restritivas, elevação significativa da taxa de juros e redução dos investimentos.

É neste novo cenário, de liquidez mais restrita que mais uma bolha “ponto com”, começa a se esvaziar.

Empresas de tecnologia e startups pelo mundo, passaram a rever suas projeções de crescimento e onde os analistas falam em “momento de correção”, após o boom ou a euforia desmedida dos últimos cinco anos.

Empresas de tecnologia e startups com avaliações recordes e planos de expansão ambiciosos estão anunciando o congelando das contratações e demissões generalizadas.

De acordo com estatísticas baseadas em dados do Layoffs.fyi, entre janeiro e abril de 2022, as startups relataram 13.900 cortes de empregos, as demissões atingiram mais 17.000 funcionários em maio, cerca de 16.660 em junho e mais 16.200 em julho. Em agosto de 2022, as demissões caíram, mas ainda em um patamar elevado de 12.800.

795 empresas de tecnologia anunciaram demissões em massa em 2022.
Total de 121.667 funcionários demitidos.

Para os que desejam saber, até onde a desaceleração dos investimentos e a necessidade de ajuste dos custos pode impactar a área de tecnologia, sugiro que leiam com atenção a carta “Economic Downturn”, enviada aos fundadores das startups, em maio, por uma das maiores aceleradoras do mundo, a Y Combinator.

“Greetings YC Founders,

No one cannot predict how bad the economy will get, but things don’t look good

The safe move is to plan for the worst. If the current situation is as bad as the last two economic downturns, the best way to prepare is to cut costs and extend your runway within the next 30 days. Your goal should be to Default Alive …”

Este post foi publicado primeiro em: https://investnews.com.br/autor/claudia-kodja/

Quer receber conteúdos sobre investimentos toda semana?