Serviços Financeiros orientados por propósitos –
4 Fintechs estão usando a tecnologia para promover a inclusão e sustentabilidade –
Enquanto o sistema bancário tradicional reduz o conceito de “green banking” a um instrumento de marketing relacionado a imagem da marca; algumas fintechs vêm ganhando destaque no cenário internacional, assumindo um papel de liderança em sustentabilidade.
Conheça alguma das Fintechs que usam financiamento inovador, para acelerar a transição energética e combater as mudanças climáticas
1. Aspiration
Desde 2015, a Aspiration atua no setor bancário com uma missão “simples”: mudar o mundo.
Adotando uma abordagem voltada para a comunidade e com foco na sustentabilidade, a Aspiration se esforça para ajudar seus clientes a terem bons retornos financeiros e, simultaneamente, fazer o bem para o mundo.
O Aspiration Bank tem uma plataforma on-line elegante e opções financeiras que podem competir com qualquer banco líder no mercado.
Um dos recursos exclusivos do Aspiration é o Aspiration Impact Measurement (AIM), uma pontuação que permite saber quanto impacto social que as suas compras estão causando.
O AIM é dividido em duas categorias: Pessoas e Planeta. Sua pontuação AIM varia de 1 a 100 e é baseada em como suas compras afetam o planeta e aqueles que vivem nele.
As empresas também obtêm uma pontuação AIM e você poderá ver quais varejistas estão fazendo sua parte antes de decidir onde comprar. Os clientes conquistam recompensas comprando em locais com pontuações AIM mais altas.
Propósito da Aspiration:
Não nos propusemos a construir um banco. Partimos para construir um mundo melhor. Bem-vindo ao Aspiration – onde temos a missão de ajudar todos a Fazer Bem e Fazer o Bem.
Os grandes bancos e Wall Street trabalham arduamente para os poucos mais ricos. Na Aspiration, trabalhamos para trazer as melhores soluções financeiras para todos.
Aspiration – Investing With A Conscience
2. rePurpose Global
Inspirada no mercado de crédito de carbono, a rePurpose Global é uma plataforma de crédito de plástico.
A rePurpose permite que indivíduos e empresas se tornem neutros em relação ao plástico, financiando a reciclagem da mesma quantidade de resíduos plásticos que produzem.
A rePurpose trabalha para criar um padrão internacional de compensação de plástico, financiando projetos de recuperação de plástico em muitos países e trabalhando com empresas e organizações como a Nestlé, o World Wildlife Fund e o Banco Mundial.
Propósito da rePurpose Global:
“A Plataforma de Ação Plástica líder mundial e uma coalizão global de pessoas e empresas dedicadas a reduzir o desperdício, reviver vidas e restaurar o equilíbrio da natureza.”
We are rePurpose Global
2. Rebalanced Earth
A Rebalance Earth usa a tecnologia Blockchain, Internet das Coisas e Inteligência Artificial para incentivar a preservação da biodiversidade e espécies, cujo modo de vida e interação com a floresta têm um impacto significativo na captura de carbono e na recuperação ecológica.
A ideia é construir uma economia circular onde os serviços de captura de carbono possam ser vendidos para organizações que queiram compensar sua emissão de carbono. Os fundos arrecadados voltam para a comunidade local, abrindo empregos, aumentando os salários e construindo infraestrutura.
Tudo isso acontece por meio da tokenização das capturas de carbono e com a ajuda de contratos inteligentes. Uma combinação de Internet das Coisas e Inteligência Artificial é usada para rastrear e estimar a manutenção da biodiversidade.
Os investidores têm total rastreabilidade e transparência de como os fundos são usados.
Propósito da Rebalance Earth:
“A missão da Rebalance Earth é criar créditos naturais de alta integridade que protejam e aumentem a biodiversidade, capturem carbono e gerem prosperidade para as comunidades que preservam a natureza.”
Rebalance Services – Ecosystem Services
4. Ando Money
O Ando é um aplicativo financeiro que oferece produtos e serviços bancários.
O seu modelo de negócios gira em torno da sustentabilidade. Mais especificamente, a missão da Ando é ajudar a combater as mudanças climáticas por meio de serviços bancários acessíveis e orientados para geração de valores relacionados ao meio ambiente.
A Ando não empresta dinheiro a empresas envolvidas em projetos de combustíveis fósseis, mas sim àquelas consideradas verdes, como empresas de transporte sustentável e energia limpa.
Seguindo o propósito da transparência, a Ando disponibiliza o ‘Your Impact Center’ – um recurso que permite ver como seu dinheiro é usado, para combater as mudanças climáticas.
Propósito da Ando:
“Durante décadas, os bancos financiaram combustíveis fósseis sem o conhecimento ou consentimento de seus clientes. É hora de seu banco nivelar com você. Na Ando, não estamos apenas resolvendo a mudança climática, estamos mudando o sistema bancário para sempre. Acreditamos que o setor deve ser transparente – baseado em fatos, baseado em valor e autenticamente acessível – com a esperança de que outras instituições financeiras o sigam.”
What Makes Ando Different?
Cometário da Autora
Empresas do setor financeiro, sejam elas tradicionais ou inovadoras, dependem da fidelidade a longo prazo de seus clientes e da confiança acumulada junto ao mercado.
A sustentabilidade é a maior oportunidade disponível para fidelizar uma nova geração de consumidores
Neste sentido, um dos maiores erros que os provedores de serviços financeiros pode cometer é pensar que estão separados da questão da sustentabilidade, renunciando à maior oportunidade disponível para manutenção e fidelização dos seus clientes.
Instituições financeiras que oferecerem escolhas ecológicas e metas financeiras favoráveis ao clima – terão maior probabilidade de criar confiança e envolvimento do cliente.
A sustentabilidade está se tornando a nova vantagem competitiva para o setor financeiro – não como uma palavra da moda ou uma decisão de diretoria, mas no centro dos gastos diários do consumidor e das escolhas financeiras.
Claudia Kodja
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