As 10 Lideranças Latinas mais Influentes no Mundo Corporativo –
O CEO é o cargo executivo de mais alto escalão em uma empresa, responsável por conduzir o plano estratégico geral da empresa. cabe ao CEO a posição de líder do conselho, estabelecendo as políticas de gestão corporativa e integrando-as ao dia a dia da empresa.
O CEO supervisiona a alta administração e os executivos “C-level”, como o presidente (que normalmente é o segundo em comando do CEO), o diretor financeiro (CFO), o diretor de operações (COO) e o diretor de marketing (CMO).
As mulheres em cargos de CEO, (Chief Executive Officer), correspondam a apenas 4,8%, nas 500 empresas com maior faturamento do mundo, (Fortune Global 500 – ano 2022).
Já as latinas, ocupam o menor número de assentos nos conselhos administrativos, em comparação com qualquer grupo de gênero, raça ou etnia.
Conforme a Latino Corporate Directors Association (LCDA), “dentro do grupo demográfico feminino, as latinas ocupam apenas 1% ou 59 assentos nos conselhos administrativos, em comparação a 1.226 mulheres brancas, 183 negras e 89 asiáticas”.
As Características que diferenciam as CEO’s
Mais útil do que ressaltar a baixa representatividade das mulheres nos postos de CEO é destacar os fatores que as conduzem a esta posição.
Conforme um estudo histórico da Korn Ferry, entre as principais características que colocam as mulheres à frente do jogo corporativo estão:
- Independência é um fator motivacional chave, reflexo de uma inclinação empreendedora, um forte desejo de perseguir a própria visão. As Ceo’s entrevistadas consideram mais satisfatório definir a agenda, do que executar com sucesso uma estratégia predefinida.
- Baixo desejo de previsibilidade. Cerca de 79% das diretoras executivas, não apenas preferem trabalhos difíceis e imprevisíveis, como os procuram.
- Em 68% das entrevistas, as CEOs demonstraram interesse e forneceram informações detalhadas de como criar um ambiente mais positivo e 23% consideraram isso, entre suas mais importantes realizações.
- Mais de 40% dos CEOs foram graduadas em ciência, engenharia ou matemática – cerca de 19% estudaram negócios/economia/finanças.
- Dois terços das mulheres disseram que nunca perceberam que poderiam se tornar CEO, até que um chefe ou mentor as encorajou.
As 10 CEO’s Latinas mais Influentes do Mercado
Conheça algumas das CEO’s Latinas mais influentes do mercado, que se destacam no mundo corporativo pela qualidade de seus resultados e da sua liderança.
Ana Cabral-Gardner
Área: Mineração e Finanças / Posição: CEO da Sigma Lithium / Nacionalidade: Brasileira.
Ana Cabral-Gardner é CEO e copresidente do Conselho da Sigma Lithium, uma das maiores empresas de mineração de lítio do mundo, um dos metais mais importantes para o desenvolvimento tecnológico. Listada na Nasdaq e na Bolsa de Valores de Toronto, a empresa despertou o interesse da Tesla.
Ela também é cofundadora e sócia-gerente da A10 Investimentos, a boutique de private equity que controla a Sigma.
Foi chefe de Mercado de Capitais para a América Latina do Goldman Sachs e do Credit Suisse, participou da privatização da Vale na década de 1990 e foi uma das fundadoras do Mulheres do Brasil, principal movimento de promoção de mulheres em cargos de liderança.
María Ríos
Área: Serviços / Posição: CEO da Nation Waste Inc / Nacionalidade: Salvadorenha.
Presidente e CEO da Nation Waste Inc (NWI), a primeira empresa hispânica multimilionária de descarte de resíduos na história dos EUA.
Atualmente, sua empresa busca a implementação da economia circular, envolvendo resíduos sólidos de biomassa, energia elétrica e purificação de água nos Estados Unidos, México, América Central e do Sul.
Em 2022, começou a desenvolver projetos produtivos em El Salvador, após receber o registro fiscal necessário do Ministério da Fazenda.
Margarita Henao
Área: Finanças / Posição: CEO da Daviplata / Nacionalidade: Colombiana.
Henao lidera o Daviplata, o neobanco com 15,8 milhões de clientes (5 milhões são jovens, 57% são mulheres e 25% estão em áreas rurais e remotas), atingindo 98% dos municípios colombianos.
Ela está por trás do desenvolvimento e avanço de estratégias para promover a inclusão financeira e a modernização bancária por meio da transformação digital na Colômbia.
Henao tem experiência em entidades estatais e financeiras como Asobancaria e SuperSalud, entre outras.
É graduada em Finanças e Relações Internacionais pela Universidad Externado de Colombia, com mestrado em Governo e Políticas Públicas.
Lidiane Jones
Área: Tecnologia / Posição: CEO da Slack / Nacionalidade: Brasileira.
Lidiane Jones está à frente da Slack desde o início de 2023, empresa da plataforma de comunicação digital, que pertence à gigante global Salesforce.
A executiva brasileira, formada em ciência da computação pela Universidade de Michigan, construiu uma carreira de 20 anos em empresas de tecnologia nos Estados Unidos: trabalhou por quase 13 anos na Microsoft e depois foi vice-presidente de produtos da Sonos.
Ela está na Salesforce desde 2019, tendo ocupado o cargo de VP da divisão de nuvem do negócio.
Flavia Buarque de Almeida
Área: Finanças / Posição: CEO da Península Participações / Nacionalidade: Brasileira.
Flavia Buarque de Almeida é sócia e CEO da Península Participações, empresa de investimentos fundada por Abílio Diniz em 2006 e que hoje administra o patrimônio de sua família.
Investidora experiente com expertise em private equity e imobiliário, Flavia foi uma das fundadoras da iniciativa Bloomberg Women’s Buy-Side Network para o Brasil e anteriormente sócia e chefe da América do Sul no Monitor Group. Ocupou cargos de liderança na Camargo Correa e na McKinsey, além de conselhos em grandes empresas como Carrefour e Ultrapar – onde ainda é conselheira – BRF e Lojas Renner.
Com MBA pela Harvard Business School e especialização pelo INSEAD, ela também participa de organizações educacionais e sem fins lucrativos.
Liliana Reyes
Área: Venture Capital / Posição: CEO da Associação Mexicana de Private Equity / Nacionalidade: Mexicana.
Liliana Reyes, CEO da Associação Mexicana de Private Equity (AMEXCAP), alcançou seu segundo melhor ano em termos de captação de investimentos em 2022, superado apenas por 2021.
Reyes intermediou parcerias relevantes com importantes players do setor indústria de private equity, principalmente ligada aos setores de inovação e empreendedorismo, bem como ao nível governamental.
Tarciana Medeiros
Área: Finanças / Posição: CEO do Banco do Brasil / Nacionalidade: Brasileira.
No início de 2023, Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher presidente do Banco do Brasil, o banco mais antigo do país e um dos mais antigos do mundo, fundado em 1808.
Funcionária da instituição, foi gerente executiva de clientes e soluções para indivíduos até sua nomeação pelo ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad.
Carla Barboto
Área: Agribusiness / Posição: CEO da Paccari/ Nacionalidade: Ecuatoriana.
Atualmente é presidente da Paccari Chocolate, empresa equatoriana que fundou em 2002 com o marido, Santiago Peralta.
Paccari é a marca que posicionou o chocolate equatoriano entre os melhores do mundo e já conquistou mais de 300 prêmios por sua qualidade e presença em mais de 40 mercados em todo o mundo. O negócio tem uma visão social, baseada em princípios sustentáveis e ambientais.
A Pacari conquistou inúmeras medalhas de ouro, prata e bronze nas últimas oito edições do International Chocolate Awards, do qual a empresa participa desde 2012, tornando-se a vencedora mais frequente de uma das mais importantes competições do setor.
Cristina Betts
Área: Varejo / Posição: CEO da Iguatemi / Nacionalidade: Brasileira.
Cristina Betts assumiu a administração do Iguatemi, um dos maiores e mais tradicionais grupos de shopping centers do país, com foco em alta renda.
Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO e a primeira executiva que não pertence à família fundadora Jereissati. Sua missão é liderar e aprofundar a estratégia de digitalização e crescimento do grupo por meio de aquisições.
Betts foi CFO da Iguatemi por 13 anos e, antes disso, ocupou o cargo de diretor de planejamento e relações com investidores da TAM Linhas Aéreas por quatro anos.
Marcia Esteves
Área: Media / Posição: CEO da Lew’Lara/TBWA/ Nacionalidade: Brasileira.
Marcia Esteves, atual CEO e sócia da Lew’Lara/TBWA, será a primeira mulher a liderar a Abap, Associação Brasileira das Agências de Publicidade, em seus mais de 70 anos de história.
Com mais de 20 anos de carreira, Esteves é uma das profissionais mais premiadas do país e vice-presidente do conselho da Amcham, Câmara Americana no Brasil, sendo reconhecida por seu trabalho em defesa da equidade de gênero no mercado.
Este post foi publicado primeiro em: https://investnews.com.br/autor/claudia-kodja/